Respeitem meu cabelos, brancos - Chico César

Respeitem meus cabelos, brancos
Chegou a hora de falar
Vamos ser francos
Pois quando um preto fala
O branco cala ou deixa a sala
Com veludo nos tamancos

Cabelo veio da áfrica
Junto com meus santos

Benguelas, zulus, gêges
Rebolos, bundos, bantos
Batuques, toques, mandingas
Danças, tranças, cantos
Respeitem meus cabelos, brancos

Se eu quero pixaim, deixa
Se eu quero enrolar, deixa
Se eu quero colorir, deixa
Se eu quero assanhar, deixa
Deixa, deixa a madeixa balançar

-

Ao longo da nossa vida adotamos diversos conceitos e percepções sobre ela. Na infância queremos ser policial; doutor(a); professor (a); super-herói. E na maioria das vezes independente das nossas condições de vida atuais. Temos muitos sonhos, muitos amigos, problemas, não tão raros já que brinquedo perdido, bicho de estimação fugido, umas palmadas dos pais por algumas peraltices são 'problemas' que fazem parte da infância. De quem a tem.
Já pouco antes da adolescência, nossas preocupações são outras, a menininha ou o menininho que estou gostando, as notinhas, o fato de eu não poder ir à casa do meu coleguinha porque respondi o papai, mudanças físicas e enfim. Na adolescência, a fase das escolhas, é quando abrimos os olhos pra vida.
Escolhas diferentes de: quem vai entrar no meu time. Escolhas que farão a diferença no futuro. É quando passamos a ter noção do tempo e como tudo foi ontem. É levantar a cabeça pra além do nosso umbigo e poder girá-la, é perceber que quando estávamos erguendo nossa cabeça, era ontem também. Daí passamos a ver a sociedade, e os problemas são outros.
A sociedade te exige mais do que te oferece. O caminho considerado o do progresso, então, é estudar. Estudar, se formar, trabalhar, correr atrás, mais problemas, mais escolhas, mais difícil. E vem a saudade do tempo que você só chorava quando caía.
Suas escolhas nem sempre são aceitas na sociedade, sua infância nem sempre te oferece momentos saudosos, sua cor e condição social irão, mais do que nunca, ser critério de julgamento. Então o que fazer? Pra quem recorrer?

Informática (:

Olá, dia 19 de outubro: dia do profissional da informática.
Informática que nos rodeia, sempre de mãos dadas à tecnologia até que se fundem.
Que faz parte de nossas vidas de certa forma que há momentos que não sabemos como é a vida sem ela.
A tecnologia sendo o estudo de técnicas, método e ofício, sempre esteve com o homem. Desde a criação da lança para caçar, na idade antiga, até agora na conteporaneidade que vivemos com aparelhos portáteis, dos quais dependemos, guardados no bolso.
Máquinas que tomavam grande espaço, agora ocupam cada vez menos e em maior número, que parecem pipocar deles mesmos. Como por exemplo, comercial de eletrônicos na televisão, o que é isso se não metalinguagem?
O fato é que estamos mergulhados em tecnologia que não pára de evoluir e se renovar a cada instante. O que é, realmente, assustador e nos remete a uma noção de futuro prateada, com sons polifônicos.
Mas não foi disso que vim falar aqui hoje. Parabéns aos profissionais dessa área, especialmente à meus professores: Regilan e Marco Antõnio!
E aqui umas tirinhas sobre o tema:





Professor - Estudante

Professor: O que devo fazer para repartir 11 batatas para 7 pessoas?
Aluno: Purê de batata, professor!

**********

Professor: Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
Aluno: Eu caminho… tu caminhas… ele caminha…
Professor: Mais depressa!
Aluno : Nós corremos, vós correis, eles correm!

**********

Professor: “Chovia” que tempo é?
Aluno: É tempo ruim, senhor.

**********

Professor: Quantos corações nós temos?
Aluno: Dois!
Professor: Dois!?
Aluno: Sim, o meu e o seu!

**********

Dois alunos chegam tarde e justificam-se.
O 1º Aluno diz: Acordei tarde! Sonhei que fui à Polinésia e a viagem demorou muito.
O 2º Aluno diz: E eu fui esperá-lo no aeroporto!

**********

Professor: Diga o nome de cinco coisas que contenha leite…
Aluno: Um queijo e quatro vacas.

**********

Um aluno de Direito foi fazer exame oral: O que é uma fraude?
Resposta do aluno: É o que o Professor está fazendo.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se…
O aluno responde: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!

**********

Professora: Maria, aponte no mapa onde fica a América do Norte.
Maria: Aqui está.
Professora: Correto. Agora turma, quem descobriu a América?
Turma: A Maria.

**********

Professora: Joãozinho, me diga sinceramente, você ora antes de cada refeição?
Joãozinho: Não professora, não preciso… A minha mãe é uma boa cozinheira.

**********

Professora: Artur, a sua redação “O Meu Cachorro” é exatamente igual à do seu irmão. Você copiou?
Artur: Não, professora. O cachorro é que é o mesmo.

**********

Professora: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
Bruno: Professora.

Senado Delivery - Kid Matador